Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Reprodução dos Metazoários.


Reprodução dos Cnidários: assexuada e sexuada.



Os cnidários são animais aquáticos que se reproduzem de modo sexuado e assexuado.

Reprodução sexuada: Esse tipo de reprodução nos cnidários ocorre quando o animal possui o corpo na forma de medusa, nesse processo os espermatozóides e os óvulos se formam a partir das células intersticiais. Os espermatozóides são libertados na água e nadam à procura do óvulo. Este, em certas espécies, também é liberado na água; em outras, porém, fica aderido ao corpo do animal.

Encontrando-se e conjugando-se nesse local, originando o zigoto; existem espécies onde esse encontro ocorre na cavidade gástrica.




Reprodução assexuada: Esse tipo de reprodução nos cnidários ocorre quando o animal possui o corpo na forma de pólipos podendo se reproduzir por brotamento. Nesse processo a parede do corpo sofre uma evaginação, formando um broto que cresce e, após algum tempo, forma tentáculos e boca. Finalmente a base do broto se estrangula e o pequeno pólipo se destaca do genitor, tornando-se independente.

Esse tipo de reprodução é comum em hidras de água doce e em certas anêmonas marinhas.

 

RESUMÃO: Poríferos, Cnidários e Platelmintos.


quarta-feira, 7 de maio de 2014

2. Filo Cnidária

O filo Cnidária (cnidários) está representado pelas hidrasmedusas ou água-vivascorais e anêmonas-do-mar. Foram os primeiros animais a apresentarem uma boca.


Características:
  • Possuem simetria radial;
  • São os primeiros animais diblásticos, ou seja, formaram tecidos - ectoderme (tecido externo) e endoderme (tecido interno);
  • São acelomados, não possuem celoma porque na fase embrionária só chegaram até a fase de blástula;
  • Sistema nervoso difuso, ou seja, possui apenas células nervosa (neurônios) e não um sistema estruturado e centralizado;
  • Sistema digestório incompleto, apresentam uma cavidade gastrovascular que percorre todo o interior de seu corpo e uma boca, por onde entram os alimentos e saem (também pela boca) o que não foi aproveitado na digestão. É um sistema digestório incompleto porque não possuem anus;
  • Possuem uma massa gelatinosa entre a endoderme (gastroderme) e a ectoderme (epiderme) chamada de mesogleia
Além das características já citadas, foram os primeiros animais a apresentarem movimento. Esses animais desenvolveram um epitélio-muscular que permitiu a sua movimentação, tanto na forma de pólipo (fixo em algum substrato), quanto na forma de medusa (solto no meio). 

Os cnidários também possuem um tipo especializado de célula muito importante e que originou o nome deste filo, os cnidócitos. Essas células são responsáveis pela proteção do animal contra predadores e na captura de presas. Elas são uma espécie de arpão que quando entra em contato com a presa libera uma toxina que a paralisa para que os tentáculos possam colocar o alimento para dentro através da boca, ou seja, comer. 




- Matheus Alexandre

Reino Metazoa ou Animalia

Nesse reino estão compreendidos todos os seres que se qualificam como animais. O reino Metazoa é dividido em alguns filos, aqui veremos dois deles: Porifera e Cnidaria.

1. Filo porifera

Os poríferos são as chamadas "esponjas do mar" e são os animais mais primitivos que existe. Esses animais são constituídos de um amontoado de células ligadas umas as outras. 

Características:

  • Possuem o corpo cheio de micro poros;
  • São animais aquáticos;
  • Imobilidade, ficam presos a algum substrato - geralmente rochas ou conchas;
  • A maioria não possui simetria, mas alguns possuem simetria radial;
  • Alimentam-se a partir do bombeamento da água que passa pelas paredes de seu corpo e absorve as partículas de alimento;
  • Não possuem tecidos, órgãos ou sistemas funcionais;
  • Possuem espículas formadas de colágeno que atuam na estruturação do animal.

Por não terem nenhum tipo de especiação de suas células, os poríferos vivem a partir da difusão celular, ou seja, todas as células desempenham todas as funções. Há apenas duas células diferenciadas: os coanócitos e os porócitos.
Os coanócitos são células flageladas que tem a função de manter o fluxo de água dentro do átrio, ou seja, os flagelos batem constantemente para que a água possa "correr", além disso, o flagelo tem outra função importante que é a de capturar as partículas de alimentos que passam para o átrio.
Os porócitos são as células que formam os poros na esponja, sem as quais o animal não poderia filtrar a água e obter seu alimento.


-Matheus Alexandre